Seguidores

20 de nov. de 2013

Sapatinho Ítalo

Esta é mais uma versão de sapatinho tipo tênis.
Você vai precisar de uma sola em e.v.a. ou se preferir, pode fazer em crochê, mas a sola em e.v.a. dá maior firmeza no sapatinho, por isso eu prefiro.
Linha tipo Cléa 1000 - usar 2 fios ou Anne - usar 1 fio apenas em 3 cores: a cor principal - chamada aqui de cor A, branco e preto ou azul marinho
Agulha de crochê 1,5 mm

Depois de furar o contorno da solinha com cerca de 50 furos, fazer uma carreira de ponto caseado e com a cor branca fazer 1 carreira em mpa, com a cor preta ou azul marinho, uma carreira em ponto baixo.
Marcar o meio da frente, contar 4 pontos para cada lado e marcar com um alfinete.
Nestes 9 pontos você vai trabalhar na cor branca, em mpa, e no resto da carreira, usar a cor principal - cor A, também em mpa.
Fazer 3 carreiras esta mesma forma e arrematar a linha branca, continuando a trabalhar apenas na cor principal - cor A.
Na carreira seguinte, a partir do ponto central da frente, marcar 10 pontos para cada lado, para fazer as diminuições para o peito do pé.
Esta diminuição já foi explicada inúmeras vezes em outros sapatinhos de posts anteriores, mas é a seguinte: mpa em todos os pontos até chegar no primeiro dos 20 pontos marcados e reduzir estes 20 pontos para 10 pontos, fazendo 2 mpa juntos, o resto da carreira em mpa normal.
Fazer mais uma carreira de diminuição nos pontos centrais, reduzindo os 10 pontos para 5 pontos.
Arrematar a linha.
Agora você vai marcar os 5 pontos centrais.
Começando por uma das extremidades ao lado do 1º dos 5 pontos marcados, fazer 5 carreiras em mpa.
Arrematar e o pé já está quase pronto.
Vai ficar uma abertura na frente - será o lugar onde você vai fazer a lingueta.
Com a cor principal, levantar 5 pontos na abertura da frente - no lugar onde você deixou os 5 pontos marcados, fazer 5 ou 7 carreiras em mpa e arrematar.
Fazer um cordão de ~ 50 cm e trançar alternando nas laterais da abertura da frente.
Com a linha de cor azul marinho ou preta, fazer uma carreira de ponto baixo, da esquerda para a direita em volta da sola do sapatinho para dar um acabamento melhor.
Veja:

Nenhum comentário: