Seguidores

18 de nov. de 2013

Sapatinho Cristopher

linha ou lã para bebê em 3 cores: cor principal - cor A, branca e preta
agulha de tricô 2,5 ou 2 se o seu ponto for frouxo
amostra: 10 cm = 28 p x 369 carreiras em ponto jersey
Obs.: ponto jersey = meia no direito e t no avesso  também chamado de ponto malha

Montar 19 pontos na cor principal - cor A e tecer em ponto jersey por 10 carreiras.

Formar  o lado direito da parte superior do pé, deixando à espera os primeiros 14 pontos e continuar sobre os 5 pontos restantes  por 6 carreiras e deixar à espera.

Montar 19 pontos na cor principal - cor A e tecer em ponto jersey por 10 carreiras.
Formar  o lado esquerdo da parte superior do pé, deixando à espera os primeiros 14 pontos e continuar sobre os 5 pontos restantes  por 6 carreiras e deixar à espera.

Juntar agora os 5 pontos do lado esquerdo mais os 5 pontos do lado direito - total de 10 pontos e tecer 6 carreiras na cor principal e 2 carreiras em cor branca.



Juntar agora os 14 pontos deixados à espera do lado direito, levantar 12 p do lado direito do peito do pé, na cor principal, juntar os 10 pontos centrais na cor branca, levantar 12 pontos do outro lado e juntar os 14 pontos deixados à espera do lado esquerdo, num total de 62 pontos.


Tricotar agora da seguinte maneira, sempre em ponto jersey:
26 pontos na cor principal, 10 pontos na cor branca e 26 pontos na cor principal por 4 carreiras.Veja foto acima.
Continuar do seguinte modo: 1 carreira em cor preta, 2 carreiras na cor branca, 1 carreira na cor preta e 1 carreira na cor branca.
Tricotar a solinha, deixando à espera 26 pontos de cada lado, e nos 10 pontos centrais tricotar na cor branca do seguinte modo:
no direito do trabalho: tricotar 9 pontos e pegar junto o 10º ponto junto com o 1º dos pontos deixados à espera,
no avesso do trabalho: tricotar  pontos e fazer um mate simples no 10º ponto junto com o 1º ponto dos pontos deixados à espera.
Aqui a sola quase pronta

Continuar desta forma até que restem apenas 5 pontos de cada lado, depois arremate.
Fazer o outro pé igual.
Linguetas:
Montar 8 pontos, na cor principal e tricotar em ponto jersey por 22 carreiras.
Fazer de cada lado  a 1  ponto de borda a cada 2 carreiras uma diminuição: no direito do trabalho- à direita: tricotar 1 ponto e fazer 1 mate simples à direita e à esquerda: tricotar todos os pontos menos os 3 últimos, tricotar 2 pontos juntos à direita e passar o último ponto sobre os 2 pjuntos.
A 26 carreiras de altura total, rematar os pontos.
Fazer outra lingueta igual.
Montagem: Fazer as costuras do cano e calcanhar.
Sola vista pelo avesso

Os 5 pontos de cada lado você costura montando na metade dos 10 pontos da solinha

Prender a base da lingueta no avesso do sapatinho na 1ª carreira de cor branca da ponta do pé.
Passar o cordão entre o 2º e 3º pontos em intervalos regulares e dar um laço.

Aqui, eu errei o ponto da sola - era ponto tricô e eu fiz em ponto jersey,kkkkkkk

Só fiz um pé, por enquanto....

Sapatinho visto de lado


Fiz a lingueta em branco
Minhas observações pessoais:
1) Quando comecei esta receita, achei que o sapatinho iria ficar muito pequeno, mas quando ele ficou pronto, o que notei é que a sola ficou muito comprida e pouco larga: 11 cm de comprimento por 4 cm de largura.
2) Particularmente, apesar de ter mais de 40 anos de tricô, confesso que não sei fazer de tudo: a cada dia aprendo uma coisa nova, principalmente quando tenho paciência de me sentar por horas a fio em frente de uma telinha e ficar fuçando na net vídeos e blogs, nacionais ou em francês e inglês....e acho cada coisa maravilhosa, podem acreditar.....e então tento dar o meu toque pessoal, seja modificando a receita original, ou inventando outra a partir de uma receita vista... adoro criar.....
3) Não sei fazer jacquard, então o cruzamento de cores sai um desastre, e neste sapatinho não foi pior, vejam a parte branca da última foto, como parece espremida....kkkkkkk...ainda aprendo......
4) Fiz a lingueta levantando com agulha de crochê pelo lado avesso os pontos e fiz em ponto tricô, pois se fizer tudo em meia ela vai se enrolar, aliás, este é um grande problema: pontos feitos em meia na beirada que se enrolam......
5)Eu modificaria o tamanho da sola, diminuindo o comprimento, e na parte de cima, aquela do início, faria 4 cordões de tricô, para não enrolar....lá vem de novo as beiradas em meia que se enrolam.....então eu passei uma carreira de ponto baixo em crochê em volta da abertura da frente e da parte de cima do caninho, para ficar mais firme.
No mais, parece difícil, mas sai legal, salvo minhas deficiências tricolísticas.....kkkkkkkkk.
Vou inventar um tênis em crochê, do meu jeito e logo postarei.....
18/11/2013

Nenhum comentário: